Você está aqui: Página Inicial / Histórico

 

I N M E Q

 

A sede do Instituto de Metrologia e Qualidade de Alagoas, situada no bairro do Canaã em Maceió, ampliou seu trabalho como Órgão Delegado do Inmetro em 23 de dezembro de 2004, quando foi sancionada a Lei n° 6.547. No entanto, sua trajetória de serviços de Metrologia Legal no Estado é mais antiga e teve início na década de 60, quando foi implantado o Instituto de Tecnologia e Pesquisa de Alagoas.

O Instituto é uma autarquia estadual, vinculada a Secretaria do Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação do Governo de Alagoas (Secti), dotada de personalidade jurídica própria, autonomia administrativa e financeira, patrimônio e receita própria.

A principal função do órgão é promover o nivelamento nas relações de consumo, através da acreditação das empresas e serviços ofertados à população na capital e no interior do Estado. Além da sede em Maceió, o Inmeq conta com a unidade de Arapiraca, segundo maior município de Alagoas. O objetivo do instituto é construir um canal de confiança com os alagoanos, trabalhando de forma transparente e com foco sempre em um serviço de excelência a todo cidadão. 

Nos primeiros anos de trabalho a prestação de serviço era limitada, mas na década seguinte, em 02 de outubro de 1972, a metrologia em Alagoas foi ampliada com a representação do Instituto Nacional de Pesos e Medidas (INPM-RAL), órgão que era subordinado ao Instituto de Pesos e Medidas do Estado da Bahia (IPEM-BA).

A partir desse momento a cartilha de serviços metrológicos aumentou, além da aferição de Balanças, Bombas de Combustível e Taxímetro, o órgão passa a realizar verificações de Metros Comerciais e Mercadorias Acondicionadas (Pré-Medidos). Cinco anos depois, em 77, outra modificação de nomenclatura aconteceu e o órgão passou a ser denominado como Instituto de Peso e Medidas da Bahia-IPEM-BA- Agência Alagoas.

Assim foi até 1997, quando o IPEM-BA através de um amplo processo de modernização passou a se chamar IBAMETRO – Instituto Baiano de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial e, em consequência, Alagoas mais uma vez alterou a sua denominação passando a chamar-se Agência do IBAMETRO/Alagoas.

A criação do Instituto de Pesos e Medidas de Maceió – IPEM-MAC, em agosto de 1999, através Lei nº. 4.799/99, ainda que temporariamente trouxesse fôlego às equipes que aqui atuavam ofertando novos serviços do Inmetro no estado de Alagoas.

Finalmente, em 23 de dezembro de 2004, o Instituto de Metrologia e Qualidade de Alagoas se consolidou de forma independente e absorveu as atividades desenvolvidas até então pelo IPEM-MAC, acabando com as carências na parte de serviços oferecidos pelo Inmetro.

 

 

registrado em: