Você está aqui: Página Inicial / Imprensa / Notícias / Inmeq realiza curso em Avaliação da Conformidade

Inmeq realiza curso em Avaliação da Conformidade

Curso será de dois dias e tem como temas as normas técnicas para extintores e produtos têxteis

 

Texto: Antonio Barbosa

 

O Instituto de Metrologia e Qualidade de Alagoas (Inmeq-AL) em parceira com o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) promove, nesta terça-feira (10), uma nova capacitação em Avaliação da Conformidade. O objetivo é orientar agentes e empresários locais nas normas técnica de qualidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia.

A duração do curso será de dois dias e tem como tema as normas técnicas de extintores de incêndio, produtos têxteis (comércio, artesanato e artigos de festa). A preocupação do instituto é manter o comércio alagoano dentro dos padrões de segurança.

Ministrado pela técnica Ana Valéria, da direção de avaliação da conformidade (Dconf), serão tiradas dúvidas sobre a importância da normatização de produtos para o fortalecimento da economia.

“Só regulamentar e fiscalizar produtos é pouco, então é preciso atuar mais na educação das práticas de consumo para que o cidadão tenha conhecimento e possa escolher de forma mais correta e consciente na hora da compra”, salientou Ana Valéria.

Ainda nesta semana, nos dias 12 e 13, um segundo curso será oferecido sobre consumo seguro e saúde, que terá como palestrante o diretor do Inmetro, Paulo Coscareli, discutindo, entre outros pontos, o Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidente de Consumo (Sinmac), principal ferramenta desenvolvida pelo Inmetro para coletar dados sobre acidentes de consumo.