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DE METROLOGIA
E QUALIDADE
ESTADO DE ALAGOAS

Inmeq encerra operação Natal

Sexta-feira, 14 de Dezembro de 2012 - 16:28

Os técnicos do Instituto norteados pelo o Inmetro fiscalizaram os tradicionais produtos de maior consumo comercializados nas festas natalinas,

Por Marcos Guimarães

O Instituto de Metrologia e Qualidade de Alagoas (Inmeq-al), autarquia vinculada à Secretária de Estado da Ciência, da Tecnologia, e da Inovação, terminou nesta sexta-feira, 14, a Operação Natal. Os técnicos do Instituto norteados pelo o Inmetro fiscalizaram os tradicionais produtos de maior consumo comercializados nas festas natalinas, como: pisca-pisca para ornamentação e artigos de final de ano, de maneira especial alimentos.

Durante a operação os fiscais além de verificar brinquedos - produtos que podem trazer riscos à saúde e à segurança das crianças verificaram também se a quantidade de panetones, passas, queijos e nozes estavam em acordo com o anunciado nas embalagens. Quanto aos artigos para decoração, eles verificaram a qualidade dos itens examinados, evitando a comercialização de produtos que pudessem causar danos aos consumidores.

Foram fiscalizados pisca-piscas, redes, cortinas de lâmpadas e outros produtos da época. Segundo Silvino Bentes, diretor técnico do Inmeq, o consumidor deve ficar atento, sobretudo ao plugue do pisca-pisca, observando se esta tem aprovação do Inmetro. “Observamos, especialmente, se há riscos de incêndio. É essencial o consumidor observar se o material apresenta segurança em seu uso”, explicou Silvino Bentes.

O diretor técnico disse que a operação teve o aval do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, autarquia federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que tem função de estimular a produção e a melhora da qualidade de produtos e serviços no País.

No caso dos brinquedos, o Inmeq orientou aos pais que procurassem nas embalagens o Selo do Inmetro, garantia de que o produto foi aprovado pelas normas de segurança. Os produtos que não estavam de acordo com a legislação em vigor foram apreendidos e as empresas autuadas foram concedidas o prazo de dez dias para recorrer.

O órgão disponibiliza o site, www.inmeq.al.gov.br, onde o consumidor irá encontrar um formulário para solicitação de serviços (como pedido de 2ª via de boleto), denúncias, reclamações, sugestões e críticas, e o e-mail ouvidoriainmeq@gmail.com. Se o consumidor se sintir lesado ou suspeitar de erro sobre a quantidade dos produtos que adquiriu, deve entrar em contato com o Inmeq pelo telefone 0800 284 1664, para ligações que sejam realizadas de números fixos, ou (82) 3218 9100, telefone central do Inmeq.

ASCOM/INMEQ
Marcos Guimarães

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